Muito tem sido discutido em torno das indicações de HIPEC no câncer de ovário, principalmente após uma publicação de janeiro de 2018 que demonstrou benefício à adição da HIPEC no tratamento de casos selecionados de carcinomatose peritoneal por câncer epitelial de ovário. Neste post descreverei os resultados do estudo.
O artigo foi um estudo randomizado fase 3 realizado pelo Grupo Holandês de tratamento de neoplasias ginecológicas. Eles selecionaram pacientes com neoplasia epitelial de ovário associada à carcinomatose peritoneal, não candidatas à citorredução primária. Isto é, as pacientes apresentavam um volume de doença que não permitia tratamento cirúrgico completo no início. Duzentas e quarenta e cinco (245) pacientes foram selecionada e então encaminhadas para quimioterapia sistêmica (5 a 6 ciclos) e aquelas que apresentaram doenças estável ou em redução após 3 ciclos, foram encaminhadas à cirurgia. De todas as encaminhadas à cirurgia, metade recebeu somente a cirurgia citorredutora e a outra metade recebeu a cirurgia citorredutora + HIPEC. Após a recuperação cirúrgica as pacientes receberam os 3 ciclos de quimioterapia faltantes.
O resultado final do estudo concluiu que a adição da HIPEC ao tratamento destas pacientes selecionadas foi benéfico em relação ao tempo livre de doença (recidiva) e sobrevida global.
Portanto, a conclusão é que alguns casos selecionados têm Indicações de HIPEC no Câncer de Ovário. No entanto, lembro sempre que este post é somente informativo e que a definição do tratamento deve ser feita após avaliação minuciosa e discussão com um médico especialista.
Agende a sua consulta clicando no icone do Whattsapp ao lado.
Se ainda ficou alguma dúvida, nos envie um email com a sua sugestão de post.
Dr. Artur Reis é especialista em Oncologia da Superfície Peritoneal pela Sociedade Européia de Cirurgia Oncológica (ESPSO training program) e membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Atua nos principais Hospiatis do Brasil e tem uma vasta experiência na execução e acompanhamento de Cirurgia Citorredutora e HIPEC.
Para saber mais sobre o doutor clique aqui.
CRM-SP:124.285/ RQE: 41.487