Sim… eu imagino que essa pergunta fica na cabeça das pessoas que me acompanham. Para falar a verdade… acho que a minha mãe não sabe! rs
Tenho estudado muito sobre carcinomatose peritoneal…. mas afinal: o que é isso??
Hoje explicarei de uma maneira simples e fácil o que é carcinomatose peritoneal.
Antes de entrar na palavra carcinomatose, precisamos entender o que é o peritôneo. Peritôneo é uma membrana que recobre todos os órgãos abdominais. Ela permite o equilíbrio no interior da cavidade abdominal e auxilia nosso corpo á combater doenças que ocorrem na região.
No entanto, quando algum órgão abdominal desenvolve o temido câncer ele pode sair de seu órgão de origem, se instalar e se desenvolver no peritôneo.
Esta condição é conhecida como carcinomatose peritoneal!
Os órgãos que mais frequentemente desenvolvem carcinomatose peritoneal são:
(existem outras que se desenvolvem inicialmente no peritôneo, mas este é tópico para um próximo post).
Carcinomatose peritoneal não é o final da linha… Existem vários tratamentos que podem ajudar muitos pacientes vítimas desta doença à viver melhor. O principal deles é a CRS + HIPEC!
Por isso eu e minha família mudamos nossa vida e decidimos passar o ano de 2019 em Milão. O IRCCS – Iistituto Nazionale dei Tumori é um dos maiores centros especializados no tratamento das malignidades da superfície peritoneal no mundo. Comandado pelo Dr. Marcello Deraco é um grupo com mais de 20 anos de experiência na área e que já tratou mais de 1000 pacientes de todos os lugares do mundo.