Tratamento Endometriose Peritoneal

O tratamento da endometriose tem como principal objetivo reduzir os sintomas, melhorar/preservar a fertilidade ou resolver complicações causadas pela evolução da doença. Está baseado na associação de medicamentos (analgésicos, hormônios e/ou anti-inflamatórios) e cirurgia.

Imagem Tratamento Endometriose Peritoneal

A cirurgia indicada nestes casos é a remoção completa de todos os implantes visíveis, o que em alguns casos pode implicar na ressecção de órgãos, como o intestino, apêndice, fragmento da bexiga, tuba ou ovário. É de suma importância que o cirurgião esteja habituado com este tipo de cirurgia complexa.

Antes de começar o tratamento, caso a paciente deseje engravidar, poderá ser indicado o encaminhamento para um Centro de Reprodução Humana, pois a melhor alternativa para a mulher que possui endometriose e deseja ter filhos é a fertilização in vitro. Isso porque a presença da endometriose não afeta as taxas de gravidez quando escolhido esse método.

Os sintomas de endometriose são considerados causa de importante queda de qualidade de vida, além de um importante impacto financeiro na sociedade como um todo. Principalmente decorrente do elevado custo dos tratamentos e do impacto na vida produtiva da mulher que se frequentemente se ausenta de suas atividades.